sexta-feira, 8 de abril de 2016

Símbolos

Iremos no 4-ONCE aprender mais sobre magia e misticismo, então, o uso de símbolos é extremamente importante. Quando um iniciado quer praticar magia, ele automaticamente deve ter em mente os símbolos que ele deverá usar e qual o seu significado. Lembrando que toda magia da tribo é composta por velas e pentagrama, pois a vela representa a luz e a iluminação da consciência que domina o elemento fogo e o pentagrama é um simbolo de proteção da deusa, um símbolo de harmonia entre os 5 elementos. 

A simbologia da magia é bem básica, cada símbolo representa algo que está impregnado na natureza; ex: um pentagrama tem 5 pontas, 5 é o numero dos elementos existentes.

Existe também dentro do paganismo símbolos envolvendo a deusa, normalmente relacionados com a lua ou trindade, pois na Europa antiga, era comum ouvir a lenda da santa trindade ou trindade sagrada; dessa forma como era visto as três formas que a mãe natureza se manifestava na terra ( através da beleza, da inteligência e da maternidade ) essa era a trindade sagrada, conhecida como Mãe Tríplice. veja alguns símbolos abaixo: 

Triskle





Triluna 









Triluna com três luas se tocando










Sabemos que o pentagrama é usado em rituais de magia e em rituais para deusas, já o pentagrama invertido para baixo é usado nos rituais dos deuses que tem chifres. Encontramos dualismo até nos pentagramas que podem nascer um do outro se encaixarmos uma imagem na outra, assim como o homem nasce da mulher.








alguns exemplos do dualismo na mídia:

Snoop Dogg no clipe Sensual Seduction

Estrela no olho da camisa do garoto da serie Castelo Rá Tim Bum


Vamos falar agora de símbolos astrológicos, a astrologia é o estudo da energias que nos rodeiam a fora ( energias estrelares ), mas até na astronomia recente, se adotou os símbolos antigos, vamos aprender os símbolos astrológicos de cada um dos planetas, o que é importante já que cada planeta recebe o nome de um deus da mitologia romana.


Existe também relação a cada dia da semana com um deus específico da mitologia grega. 

Domingo em inglês é Sunday ( sun - sol, day - dia ) sendo então domingo o dia do Sol para os antigos.

Segunda em inglês é monday ( moon - lua, day- dia), em espanhol é Lunes ( lua ), sendo segunda-feira o dia dedicado a lua.

Terça é Tuesday ou Martes ( Marte ) sendo terça-feira o dia do deus Marte, ou Ares como estudado.

Quarta é Miércoles em espanhol, em latim Mercurii ( Mercúrio ) sendo a quarta-feira o dia do deus Hermes ou Mercúrio.

Quinta-feira  é Thursday ( Thunder - trovão ) ou Jueves ( Jupiter ), sendo quinta o dia de Zeus ou Jupiter.

sexta-feira em ingles ( Friday - aFRodite ) e espanhol Viérnes ( Vênus ) sendo sexta o dia da deusa venus ou afrodite.

Sabado ( Satur - saturno, day- dia ) em latim Sabbatum referente ao deus Saturno ou Cronos.



Vamos ver agora o símbolo de cada um dos signos que se reflete em cada uma das 12 constelações das quais nos influenciam durante os 12 meses:


repare no símbolo de touro, como se assemelha ao símbolo do deus pagão.


_________________________________________________________________________________


Vamos ver alguns símbolos alquímicos abaixo:



Na alquimia, o triangulo simboliza o elemento presente na natureza, vejamos:

1ª mulher de pé com vestimentas verdes, representa o elemento terra. O triangulo para baixo com um risco na alquimia é o simbolo do elemento terra, que esta aqui em baixo e solidificado, permanece aqui. Na sua cabeça tem a imagem de um homem, cujo representa o ser vivente na terra.

2ª mulher de pé com vestimentas azuis, representa o elemento água. O triangulo para baixo sem risco representa a água, o elemento oposto ao fogo, o elemento passivo, que também se encontra aqui em baixo. Sua aparência é semelhante ao símbolo do feminino exatamente pois na ciência, a água representa a mulher, enquanto o homem o fogo.

3ª mulher de pé com vestimentas amarelas representa o elemento ar, o ar é um gás, um elemento leve que não se prende com a gravidade, fica no alto. O triangulo para cima com um risco representa o elemento ar na alquimia.  Ela possui um pássaro em sua cabeça, que simboliza o animal que domina o e voa no elemento ar. 

4º mulher de pé e ultima, com roupas vermelhas representa o elemento fogo. O triangulo para cima sem risco, na alquimia, representa o elemento fogo, que sobe e queima, e que esta também nas alturas ( sol ). Em sua cabeça encontramos um leão, que na alquimia representa o fogo, o animal que mata sem dó para sobreviver, e domina os demais animais, ele é como o centro da selva, portanto é visto como o fogo.





_________________________________________________________________________________



Tetragrammaton


Se considerarmos que as letras de um alfabeto nada mais são que sinais gráficos, o Tetragrama, em sua representação gráfica, conhecido como Tetragrammaton, é uma complexa combinação de letras do alfabeto hebraico, grego e latino, associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo. Nele encontra-se o pentagrama entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas, entre outras representações.

No ocultismo, incluindo suas diversas ramificações, o Tetragrammaton desempenha uma função muito importante, sendo usado em rituais e invocações e na forma de talismãs. Os ocultistas interpretam o Tetragrammaton e outros símbolos cabalísticos nele contidos, como poderosos signos mágicos, capazes de potencializarem rituais abrindo as portas da consciência humana.



Pentagrama
pentagrama assume diversos significados de acordo com o contexto em que é encontrado. Neste caso, é a base do Tetragrammaton. Assim, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Realizado". Isto é, uma representação da entidade humana evoluída em todos os estágios espirituais.
Os olhos do Pai - Júpiter
No ângulo superior do Pentagrama, encontramos "Os olhos do Pai" e a representação do planeta Júpiter. Uma alusão aos olhos do Criador, o espírito, o poder que coordena tudo e todos.
Marte
Nos "braços" do Tetragrammaton encontra-se o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, ou a Energia pura da criação.
Saturno
Nos ângulos inferiores está a representação astrológica e zodiacal do planeta Saturno. É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição.
Sol e Lua
Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, próximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referência aos pólos femininos e masculinos da criação, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos.
Mercúrio e Vênus
Estes símbolos são amplamente encontrados na literatura alquímica e são representações astrológicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se à união dos pólos de onde surgirá o Caduceu de Mercúrio.
Caduceu de Mercúrio
O Caduceu de Mercúrio é o símbolo alquímico da transmutação. Associado aos símbolos superiores de Mercúrio e Vênus, refere-se à criatura, ou seja, o resultado da união entre os pólos feminino e masculino, entre as forças lunares e solares, e o ponto de equilíbrio entre eles. Por estar localizado no centro da figura, também pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou, Kundalini, responsável pela união da energia sexual entre as polaridades.
Jehova
Esta inscrição hebraica é um tetragrama pronunciado Jehova (lê-se da direita para a esquerda), sendo mais uma das várias alusões ao "Nome de Deus".
Alfa e Omega
Alfa e Omega são, respectivamente, a primeira e última letra do alfabeto grego. Esta é uma referência ao princípio e fim de todas as coisas. Alfa está abaixo dos "Olhos do Pai". Omega encontra-se invertido, na base do Caduceu de Mercúrio. Isto pode significar o caldeirão utilizado pelos alquimistas, ou ainda, o caldeirão (útero) da Deusa, para alguns ocultistas.
Binário
Localizados fora do pentagrama, os números 1 e 2 são referências à bipolaridade; isto é, uma representação de que todas as coisas possuem dois lados. Seguindo este conceito, podemos também compreendê-los como outra manifestação dos pólos masculino e feminino, início e fim, bem e mal, entre outros.
Logos
Logos é uma palavra grega que significa razão, mas também é interpretada como "fonte de idéias" e "verbo divino". Associado ao Tetragrammaton, os números 1, 2 e 3 representam respectivamente o Pai, a Mãe e o Filho. Também pode ser interpretado como a Tríade do Cristianismo (Pai, Filho e Espírito Santo) ou como o triângulo, amplamente encontrado nas tradições esotéricas.
Cálice
O cálice significa o pólo feminino da criação. Na alquimia é utilizado para representar o elemento Água.
Espada Flamejante
A "espada de fogo", dentro do contexto alquímico, representa o próprio elemento fogo. Porém, associado ao Tetragrammaton, assume o papel do pólo masculino e do pênis, símbolo de fertilidade entre as antigas tradições.
Báculo
Báculo é o bastão comumente usado por Magos. Está dividido em sete escalas representando os estágios de evolução. Na alquimia está relacionado ao elemento Terra.
Hexágono do Mago
O hexágono do Mago representa o domínio do espírito sobre a matéria. Na alquimia está relacionado ao elemento Ar.

_________________________________________________________________________________



Ouroboros



O ouroboros é um símbolo antigo que representa o infinito, normalmente um dragão ou serpente comendo a própria calda, a cabeça simboliza o inicio, a calda o fim, como ela come a própria calda, é como se a humanidade tivesse início, mas não irá acabar, como um ciclo de reencarnação infinita. Pode ser em formato circular ou em formato de 8

________________________________________________


Piramide

Para um ocultista, uma piramide representa a vida. Sua base é composta por mais peças e partes e seu cume quase não tem, o que nos traz a metáfora que no começo é complicado e detalhado, conforme caminharmos para a luz do conhecimento, vamos construindo nossa vida até que chegamos ao topo. Nascimento, crescimento e vitória. Uma piramide existe por que foi arquitetada e construída, conforme a vida de um homem, ela cresce e evolui para cada vez mais que chega ao topo, menos esforço e menos blocos irão se encaixar. Os blocos simbolizam as dificuldades da vida de um homem, os problemas e as situações ruins que ele irá deparar.





Dualismo

O dualismo o duplicidade, é algo que podemos encontrar em todas as crenças e culturas antigas, seja ela monoteísta ( bem e mal ) ou politeísta ( deus e deusa ).


yin yang 

Como o Yin yang budista diz, a parte branca representa a ordem, a harmonia, a paz, já a parte negra representa o caos, a guerra e a destruição. Um completa e preenche o outro, pois são de natureza igual. O bem e o mal, não existem fora do universo. Não existe bem no sistema solar ou nas galaxias, bem e mal são oposições que o homem criou para se referir à ordem e ao caos existente no mundo. Assim com a religião foi criada pelo homem para se compreender o mundo e seus mistérios, o bem e o mal também foram. 

Não existe essa ideia de que demônios nos influenciam para fazermos coisas ruins, somos homens da ciência, vamos ter fatos aqui. A nossa mente é responsável por tudo o que acontece no mundo, se decidirmos matar alguém, pode ser que traga coisas ruins ao mundo como sofrimento, dor,... Se decidirmos plantar uma árvore, daqui a uns anos teremos oxigênio, sombra e beleza natural. Será nós mesmos o responsável pelo caos ou pela harmonia, pois o homem é um animal criador, assim como deus. O homem é 'deus' neste mundo, pois ele sabe diferenciar o caos da ordem assim como deus, diferente de outros animais, que matam para sobreviverem. 

Deus conhece a ordem e conhece o caos existente no universo, então ele trabalha com o caos, para surgir a ordem como no início da criação. Igualmente, o homem na terra, está destinado a encontrar ordem e caos na sua vida, deverá ser ele o responsável por filtrar o que a ele é bom e o que não é para criar sua vida e sua história de vida. Coisas ruins acontecem com a gente o tempo inteiro, não podemos evitar isso, o que torna isso algo natural. Se é algo natural, significa que é da natureza do homem se deparar com coisas que ele não irá gostar.



É comum termos raiva, ira, ódio, ignorância,... mas da mesma forma, temos amor, paz, beleza, benevolência e carisma, que também é natural do homem. Se não acontecessem coisas ruins com a gente, nunca iriamos amadurecer ou termos uma visão de que nem tudo é ganho. Uma criança chora por não conseguir um doce, já um homem tenta novamente pois chorar não irá trazer o resultado esperado ( amadurecimento ).



Claro que antes dele se tornar homem e resolver seus problemas sozinho, teve que chorar muito e ter experiencia de vida. Ele deve ter caído, machucado, chorado, ficado triste, perdido alguém que amava, mas tudo isso foi-lhe necessário para ele se tornar alguém forte hoje. É como se o mal nos fizesse bem. Mas as religiões monoteístas acreditam que o mal vem de fora, ao em vez de dentro do homem, eles acreditam que o mal vem de fora para dentro, já nós acreditamos o oposto. O homem antigo só criou o "mal" pois o dia e o Sol o traziam visão e orientação, já durante a noite, sem tecnologia e luz, ele não poderia ver claramente o que estava em seu caminho e os animais selvagens da floresta faziam muito barulho, o que o assustava algumas vezes. O escuro antigamente era motivo de medo.


O dualismo tem força total na maçonaria, dentro dos seus símbolos, da sua filosofia, da sua cultura. Os maçons veem o dualismo até em Nascer e Morrer, que são coisas naturais da vida do homem. Quando você nasce, sua alma deixa algum lugar para existir neste mundo, mas onde estávamos antes ?
É impossível saber, pois a alma não possui olhos 
nem tão pouco cérebro para nos lembrarmos ou termos uma visão. Mas a cada vida que nascemos, estamos mais preparados para o mundo atual, pois a vida na terra só existe para adquirirmos experiencia e sabedoria, e nos tornarmos um ser de luz com as reencarnações. A RosaCruz acredita nesta verdade assim como os egípcios acreditavam. A reencarnação é aceitável em todas as antigas religiões pagãs, a ideia de céu e inferno é bem recente, dentro do Cristianismo. 

Na maçonaria, o dualismo é expresso nas cores preto e branco. ( bem e mal ou vida e morte ). Podemos encontrar claramente isso em uma loja maçônica ou referencia maçônica. 








na industria musical maçonica.

no clipe Lovin' Every Minute - Lighthouse Family




no clipe 7/11 - Beyoncé


logo tipo do cartoon











Nenhum comentário:

Postar um comentário